A videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo, que permite a abordagem da cavidade abdominal, sem a necessidade de realizar grandes incisões cirúrgicas. Exigindo menor tempo de recuperação do paciente, pós-operatório menos dolorido, risco de infecção reduzido e melhor resultado estético.
Cirurgias para tratamento
de Hérnias
As principais hérnias, que são vistas como abaulamentos na parede abdominal, são: Hérnias inguinais (na virilha),
Hérnias umbilicais, Hérnias epigástricas (acima do umbigo) e Hérnias incisionais (em cicatrizes cirúrgicas prévias).
Cirurgia para Tratamento do Refluxo Gastroesofágico e Hérnia de Hiato
A doença do refluxo gastroesofágico se apresenta como azia ou queimação devido ao retorno do conteúdo gástrico ao esôfago. Muitas vezes esses sintomas são devido a hérnia de hiato, quando o estomago está projetado para dentro do tórax. A cirurgia do tratamento do refluxo pode ser indicada para pacientes que não obtiveram êxito no tratamento clínico.
Cirurgia da Vesícula
A colecistectomia é o nome técnico para a retirada da vesícula biliar, indicada no tratamento do cálculo de vesícula. Esta patologia pode gerar dores abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite. A sua retirada também previne complicações como pancreatite aguda e colecistite (inflamação aguda da vesícula), mesmo quando estes cálculos não causam sintomas.
Cirurgia para Tratamento de Doenças do Trato Gastrointestinal
Diversas doenças que acometem o trato gastrointestinal devem ser tratadas cirurgicamente, como alguns tumores ou câncer de estômago, intestino delgado e intestino grosso (Cólon). Destaca-se também a doença diverticular dos cólons que podem ter indicação cirúrgica. Além de cirurgias de urgência como apendicite e obstrução intestinal.
Pequenas Cirurgias
Cirurgias como biópsias de linfonodos; colocação de cateter de quimioterapia; ressecção de tumores de partes moles, como lipomas, cistos sebáceos, nevos (pintas), entre outros.